login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

Os intermediários químicos de síntese são produtos fabricados através de sínteses químicas, normalmente a partir da petroquímica básica ou, mais modernamente, via processos biotecnológicos. São produzidos a partir de matérias-primas da química orgânica básica, seja de origem petroquímica, seja da biomassa.

A partir dos intermediários de síntese são produzidos os intermediários de uso ou princípios ativos utilizados na fabricação de especialidades - medicamentos para uso humano ou veterinário e defensivos agrícolas, bem como as demais especialidades finais da química fina - produtos colocados no mercado consumidor, como os cosméticos.

Uma característica do intermediário de síntese é que o mesmo produto pode ser utilizado em diversos setores da indústria química. Existe uma série de empresas que fabrica intermediários de sínteses no Brasil, entretanto, verifica-se nesse segmento uma grande dependência de produtos importados, que vem crescendo ao longo dos anos, refletindo na importação de US$ 5.651 milhões de intermediário de síntese em 2011.

Excipientes são substâncias farmacêuticas auxiliares farmacologicamente inativas para obtenção da forma farmacêutica.