REVISTA FACTO
...
Set-Dez 2020 • ANO XIV • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
IMPULSO NECESSÁRIO ÀS FARMOQUÍMICAS NACIONAIS
//Editorial

IMPULSO NECESSÁRIO ÀS FARMOQUÍMICAS NACIONAIS

A ABIFINA está em franca campanha para fortalecer o parque industrial farmoquímico brasileiro. Associada a outras entidades, elaborou um documento detalhado com propostas para os diversos segmentos da química fina, com destaque para os insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Estabeleceu diálogo com áreas do governo e integra o Grupo Técnico (GT) Farma, instituído pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para tratar do tema. Tem constante atuação para que o regulatório sanitário seja uma ferramenta de estímulo à fabricação nacional, uma vez que o fomento a certos processos pode colocar os produtores do País em pé de igualdade com os estrangeiros. Nesse ponto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa estar aberta a novos avanços, sob pena de ir na contramão dos esforços do governo e do setor produtivo neste momento.

De acordo com a Anvisa, o fabricante de IFAs, para obter a qualificação de seu produto, precisa apresentar uma carta de intenção atrelada a um pedido de registro de medicamento por uma empresa farmacêutica e só posteriormente dar entrada no protocolo de pedido de Carta de Adequação de Dossiê de IFA (Cadifa). A ABIFINA e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) pediram à agência que dispense a exigência da carta, dessa forma desvinculando a qualificação de IFA do registro de medicamento.

Para o setor, a desvinculação não só é necessária como óbvia. A Cadifa viabiliza o acesso aos mercados nacionais e estrangeiros, pois funciona como uma chancela da qualidade e adequação do IFA às mais avançadas normas sanitárias internacionais. Um fabricante pode ter interesse em se qualificar mesmo sem fornecer para uma determinada farmacêutica no momento. A empresa pode estar se preparando para exportar. E depender de terceiros para obter a documentação acaba com sua estratégia de negócio. Dessa forma, o pedido das entidades tem o objetivo de dar maior autonomia ao segmento e fortalecê-lo.

As associações receberam com surpresa a resposta negativa da Anvisa, sob a alegação de que “a alteração da RDC 359/2020 para atendimento ao pleito da ABIFINA e Abiquifi foi considerada inviável pela Gerência Geral de Medicamentos (GGMED), tendo em vista que vai de encontro ao objetivo da referida resolução de dar celeridade à análise e concessão dos registros de medicamentos.”

Em resposta à negativa da agência, ABIFINA e Abiquifi lembraram em ofício que a própria Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 359/2020 não estabelece que o pedido da Cadifa seja vinculado ao registro de medicamento. A norma determina apenas o envio da carta de intenção. O envio prévio de uma carta assinada pelo fabricante farmacêutico consta apenas como orientação no Manual de Submissão da Cadifa, sem criar obrigatoriedade.

A Anvisa diz que, se aceitasse o pleito das entidades, estaria dispensando “esforços para analisar e aprovar um insumo ativo para o qual não há previsão de que seja empregado em medicamento a ser comercializado. Assim, é entendimento da Anvisa de que tal procedimento, além de não contribuir para a celeridade na aprovação dos registros de medicamentos, poderia resultar no emprego de força de trabalho para avaliação de produtos que não virão a ser consumidos em curto e médio prazo, ou que poderão ser destinados apenas para o mercado externo, o que não beneficiaria a população brasileira.”

Deve-se comentar que não estamos falando de insumos sem previsão de uso e sim de insumos já utilizados no Brasil, inclusive em medicamentos exportados. Sem mencionar o detalhe de que produtos destinados “apenas” para o mercado externo beneficiam enormemente a população, pois mantêm as fábricas operantes, promovendo emprego e renda.

Outro aspecto a ser destacado é que negar o peticionamento independente do registro de medicamento significa aceitar a dependência externa de IFAs e a vulnerabilidade sanitária do País. Atualmente, os principais fornecedores de insumos farmacêuticos para o Brasil são empresas da China e da Índia, países onde os fabricantes conseguem qualificar seus DMFs [Drug Master Files] com maior facilidade. A proposta da ABIFINA e da Abiquifi pretende incentivar os fabricantes de medicamentos no Brasil a escolherem as farmoquímicas nacionais (cujos IFAs foram chancelados pela Cadifa) como seus fornecedores, em detrimento das estrangeiras.

A decisão da Anvisa vai de encontro ao posicionamento dos países desenvolvidos atentos ao desenvolvimento da indústria local de IFAs. Europa e Estados Unidos estimulam a fabricação nacional dos insumos dos quais são dependentes para acabar ou reduzir as importações a um nível considerado menos arriscado. A pandemia de covid-19 mostrou de forma inequívoca que um país autônomo e soberano não pode prescindir da autossuficiência em produtos estratégicos para a saúde.

A recusa da Anvisa em desvincular a qualificação de IFA do registro de medicamento vem desde o processo de reformulação do marco regulatório, quando ABIFINA e Abiquifi registraram o mesmo pleito em consulta pública. As entidades insistem na defesa do tema, pois sabem que a Cadifa é uma importante certificação internacional, no cenário em que a Anvisa está harmonizada com as mais importantes agências sanitárias do mundo. Hoje, a forma pela qual a obtenção do documento é conduzida acaba gerando uma barreira de entrada no mercado para os fabricantes nacionais e um privilégio para os fornecedores estrangeiros.

Merece ser reconhecida e louvada a constante abertura da Anvisa ao diálogo, o que levou a ótimos resultados nos últimos anos com o aperfeiçoamento do marco regulatório dos segmentos da cadeia produtiva farmacêutica, fornecimento de orientações às empresas do setor e adesão a órgãos internacionais. Tudo isso aumenta a segurança sanitária de insumos e produtos e valoriza o mercado brasileiro. Porém, neste tema em especial, a Anvisa precisa ultrapassar o olhar técnico focado nas dificuldades operacionais. É necessário visualizar o impulso significativo que a mudança trará para a indústria farmoquímica brasileira. Trata-se de assumir um entendimento mais amplo dos benefícios econômicos e sociais da medida.

Antonio Carlos Bezerra
Antonio Carlos Bezerra
Presidente-executivo da ABIFINA
Anterior

SAÚDE ANIMAL NO BRASIL: OS DESAFIOS PARA O MAIOR AGRONEGÓCIO DO PLANETA

Próxima

EMBAIXADOR RUBENS BARBOSA AVALIA NOVO ACORDO DE COMÉRCIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS

EMBAIXADOR RUBENS BARBOSA AVALIA NOVO ACORDO DE COMÉRCIO BRASIL-ESTADOS UNIDOS