REVISTA FACTO
...
Set-Dez 2023 • ANO XVII • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
Passos da indústria a caminho da descarbonização
//Artigo

Passos da indústria a caminho da descarbonização

A indústria química fina e de biotecnologia é um ator-chave na transição para uma economia baseada na sustentabilidade, pois essa indústria é o elo que fornece matéria-prima com maior grau de pureza e de alto valor agregado para diversas cadeias produtivas. E ainda pode contribuir utilizando energia de fontes renováveis, fazendo uma  melhor gestão dos recursos naturais, dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos. Se investir em inovação, essa indústria também pode recorrer a produtos e processos mais ambientalmente amigáveis.

A maioria dos produtos e processos provenientes da indústria química tradicional depende de matéria-prima fóssil e de minerais. Mas os avanços na tecnologia de fermentações e na engenharia genética permitiram o surgimento da biotecnologia moderna. Ela tornou possível o aproveitamento de diferentes biomassas e a produção moléculas da indústria química. A partir do processamento da biomassa, pode-se obter o amido, a hemicelulose, a celulose, a lignina, óleos, ceras e proteínas. Do processamento dessas substâncias, podem ser produzidos compostos secundários, intermediários e praticamente todas as demais moléculas fornecidas pela indústria de química fina. Tais moléculas são relevantes para diferentes setores da economia, tais como o setor farmacêutico, cosméticos, combustíveis, fertilizantes, defensivos agrícolas e alimentos, entre outros.

Sendo assim, a biotecnologia moderna tem como característica a utilização de matéria-prima renovável, adotando processos produtivos que permitem substituição de grande parte dos derivados do petróleo. Por consequência, a difusão da biotecnologia é um passo em direção à descarbonização da indústria química e de outros setores da indústria de transformação.

Além do investimento em inovação de produtos e processos, a indústria química também colabora com práticas de sustentabilidade quando: 1) gera empregos e paga impostos; 2) institui regras de compliance; 3) realiza projetos de inclusão produtiva; 4) aplica política de equidade de gênero e de etnias; 5) investe em economia circular; 6) adota processos não poluentes ou, ao menos, busca minimizar os impactos ambientais de seus produtos e processos (quando existem limitações tecnológicas e de processos produtivos); e 7) implementa práticas de produção mais limpa.

O arcabouço regulatório brasileiro vem disciplinando o mercado e a indústria ao longo de décadas para evitar as práticas da competitividade espúria, a precarização do trabalho e a degradação ambiental. Com isso, as normas trabalhistas têm amparado o trabalhador e os empresários para a promoção de políticas de emprego justo. As leis ambientais têm buscado proteger o meio ambiente da degradação proveniente das atividades humanas desordenadas, sendo que a atividade industrial depende de uma licença ambiental concedida por órgãos governamentais.

O mercado é regulado por agências especializadas que buscam ter autonomia de suas ações frente às interferências ou mudanças políticas e oferecem certa previsibilidade aos investimentos. Desde a publicação da Lei nº 12.846/2013, também conhecida como Lei Anticorrupção, tem-se buscado a responsabilização objetiva, no âmbito civil e administrativo, de empresas que praticam atos lesivos contra a administração pública nacional ou estrangeira. Todas as normas existentes relacionadas ao trabalho, ao meio ambiente e ao compliance de certa forma disciplinam, não só a indústria química, mas a produção industrial brasileira. Isso precisa ser mais bem divulgado e identificado como um diferencial brasileiro.

Além desses, o Brasil possui outros diferenciais e vantagens que garantem as condições para que as indústrias químicas assumam liderança na nova economia, que prioriza baixas emissões de carbono. São eles:

  • 20% de toda biodiversidade mundial está no território brasileiro;
  • O País tem abundância e diversidade de biomassa;
  • A matriz energética brasileira é limpa e com capacidade de expansão;
  • Experiência na produção de biocombustíveis renováveis.

Somando-se a isso, nesta nova gestão do Governo existe a convergência das políticas industrial; de ciência, tecnologia e inovação; de transição energética; e ambiental com foco na sustentabilidade.

Ademais, o governo Lula tem exercido liderança no cenário mundial e já expressou, de forma clara, os compromissos do Brasil com o combate ao desmatamento e com o enfrentamento das mudanças climáticas.

Nosso vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin tem reiterado que a neoindustrialização, tão necessária para promover o desenvolvimento industrial, deve agregar valor à nossa pauta de exportações, gerar empregos qualificados e promover o desenvolvimento regional com inclusão social. Além disso, deve ter entre seus pilares fundamentais a economia verde, sustentada nas seguintes características: a biodiversidade; a disponibilidade de biomassa e a matriz energética limpa, capaz de promover uma indústria de baixo carbono.

Nesse contexto, foi recriado o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) que tem como finalidade a proposição de política nacionais e medidas específicas destinadas ao desenvolvimento industrial do País. Para isso, o Conselho já realizou diversas reuniões com diferentes representantes do Governo e das indústrias, buscando organizar os pilares e as diretrizes que nortearão a Nova Política Industrial.

A Nova Política Industrial é orientada para atender às demandas da sociedade brasileira e isso perpassa os aspectos socioeconômicos e ambientais. A Nova Política baseia-se nos seguintes princípios:

  • inclusão socioeconômica
  • equidade, em particular de gênero, cor e etnia;
  • promoção do trabalho decente e melhoria da renda;
  • desenvolvimento produtivo, tecnológico e inovação;
  • incremento da produtividade e da competitividade;
  • redução das desigualdades, incluindo as regionais;
  • sustentabilidade;
  • inserção internacional qualificada.

Esses princípios dão singularidade à Nova Política Industrial quando comparada com iniciativas anteriores. Isso porque, no passado, havia a priorização do desenvolvimento industrial, do comércio exterior, da ciência, da tecnologia e da inovação. Agora, a bandeira da sustentabilidade foi estendida. Este é, portanto, um momento favorável ao investimento de impacto positivo quanto aos aspectos econômico, social e ambiental.

Para isso, é essencial a celebração de parcerias e a pactuação dos interesses públicos e privados, visando o cumprimento das missões para o desenvolvimento industrial, que são:

I- cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética;

II- complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde;

III- infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades;

IV- transformação digital da indústria para ampliar a produtividade;

V- bioeconomia, descarbonização, e transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as futuras gerações;

VI- tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacional.

Para cumprir com algumas dessas missões, a Secretaria de Economia Verde Descarbonização e Bioindústria (SEV-MDIC) realizou em 2023 as seguintes ações:

  • Qualificação da organização social Fundação Universitas de Estudos Amazônicos, fruto de uma parceria da Universidade Estadual do Amazonas com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, que vai gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Com a nova personalidade jurídica, a organização terá maior flexibilidade de gestão, podendo receber recursos do polo industrial de Manaus e devendo fazer parcerias com a iniciativa privada, gerando negócios e produtos que vão transformar a biodiversidade em riqueza para o País e em benefícios para as comunidades locais.
  • A reativação do Fundo Amazônia, que traz um grande alento e esperança às comunidades indígenas, extrativistas, ribeirinhas e a toda a Amazônia, pelos impactos positivos que deve promover a partir da bioeconomia.
  • Participação nas discussões e proposição de importantes regulamentos, tais como: 1) PL 412/2022 que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões; 2) Títulos Soberanos Sustentáveis; Taxonomia Verde e Visto Verde; 3) Ativação do Comitê Técnico da Industria de Baixo (CTIBC); 4) Plano Nacional do Hidrogênio; 5) Regulamentação sobre a instalação de eólicas offshore (estações de produção de energia por meio dos ventos em alto mar); 6) PL do Combustível do Futuro; 7) PL nº 3668/2021 (Leis dos Bioinsumos); 8) do PL nº 1459/2022 (Lei dos Agrotóxicos).
  • Criação do Selo Verde e do Selo Amazônia.
  • Publicação da Estratégia Nacional de Economia de Impacto; da Estratégia de Economia Circular;
  • Estruturação do Plano Brasil + Sustentável.
  • Criação do Hub de Descarbonização da Indústria, em parceria com o Reino Unido, durante a COP 28, quando foi firmado um acordo de cooperação

A indústria química fina e de biotecnologia é um ator-chave na transição para uma economia baseada na sustentabilidade

em projetos de descarbonização, entre o ministro Geraldo Alckmin e a ministra de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Claire Coutinho. O Hub vai funcionar como um centro de articulação de parcerias internacionais com interesse na descarbonização do setor industrial, incluindo provedores de assistência técnica, doadores internacionais de financiamento climático, investidores privados e outras iniciativas industriais com a finalidade de facilitar a identificação, o alinhamento e a correspondência das medidas propostas.

Para 2024, no âmbito da SEV-MDIC, estão previstas as seguintes ações: 1) a publicação de Estratégia para o Desenvolvimento da Química de Renováveis; 2) a participação nas discussões sobre bioinsumos; biolubrificantes e combustível sustentável para aviação (SAF); 3) o lançamento de uma Estratégia Nacional de Fitoterápicos; 4) a execução de ações, em parceira com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), voltadas para o estabelecimento de padrões, marcadores e métodos de análise que viabilizem e acelerem a utilização de moléculas da biodiversidade na indústria farmacêutica; 5) o apoio ao estabelecimento de biorrefinarias; 6) a realização de ações voltadas para o desenvolvimento das terapias avançadas e dos biomedicamentos. Sabemos que há muito mais a ser feito no apoio às indústrias de química e de biotecnologia, mas esses são os focos por onde iniciaremos e contamos com a colaboração costumeira da indústria de química fina, representada pela ABIFINA, para a realização dessas ações.

O governo tem a responsabilidade de estabelecer políticas industriais que visem a sustentabilidade socioeconômica e ambiental, além de regular o mercado para que isso se torne uma realidade. É recomendável que as indústrias adotem processos mais sustentáveis para o atendimento contínuo das demandas do mercado, principalmente no que se refere a bens essenciais. Ambos devem ter o compromisso de buscar a neutralidade climática até 2050, minimizando os efeitos e o aumento do aquecimento global.

Cleila Bosio
Cleila Bosio
Diretora de Bioindústria e Insumos Estratégicos da Saúde do Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços
Próxima

Entidades pedem acesso a dados oficiais de comércio exterior