Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Iniciativa é lançada durante a décima edição do Green Rio (05/09/2022)

 

A ABIFINA faz parte do Comitê Consultivo da Rede MCTI/Embrapii de Inovação em Bioeconomia, lançada no dia 1º de setembro durante o 10º Green Rio, no Rio de Janeiro. A Rede é liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e processos mais limpos na indústria nacional. 

A iniciativa articula centros de pesquisa de excelência para facilitar o acesso das empresas a diferentes competências tecnológicas que possam atender às suas necessidades. 

Também irá promover projetos cooperativos, adoção de tecnologias de fronteira por pequenas empresas e startups, qualificação de pessoal, cooperação internacional, debates técnicos e outros benefícios.

A Rede terá os comitês de Bioeconomia Industrial, Bioeconomia da Biodiversidade e Desenvolvimento de Ecossistemas. 

Entre as temáticas prioritárias, estão a química de renováveis a partir da biomassa; novas tecnologias para produção de bioenergia a partir de biomassa; cosméticos, produtos de higiene e fármacos com base no patrimônio genético brasileiro; controle biológico para agricultura; busca de moléculas para doenças na agricultura; e sistemas agroflorestais e manejo sustentável. 

A ABIFINA esteve na cerimônia de lançamento representada pelo presidente executivo Antonio Carlos Bezerra e pela consultora Ana Claudia Oliveira, ambos Conselheiros da Rede. Na mesa de abertura, participaram o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o novo presidente executivo da Embrapii, José Luís Gordon.