Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA acompanha discussões de Comex (11/07/2022)

Ao longo da última semana, entre os dias 05 e 08 de julho, a ABIFINA participou de diversas discussões relacionadas ao Comércio Exterior e as negociações internacionais em andamento pelo governo, conforme descrito abaixo: 

  • 05/07/22 – Reunião CEB exclusivamente para discutir a XII Conferência Ministerial (MC12) e o Acordo de Compras Governamentais (ACG) da Organização Mundial do Comércio (OMC). A MC12 discutiu sobre quatro áreas consideradas prioritárias: agricultura e segurança alimentar, subsídios à pesca, reforma da OMC e comércio e saúde. O Brasil também apresentou oferta final de acesso a seu mercado de compras públicas (no ACG), para a qual houve ampliação da oferta de estados e municípios. Foi ressaltado mais de uma vez que houve a preservação dos espaços de políticas públicas em áreas estratégicas como defesa, saúde, pequenas e medias empresas, MCTI e offsets. Acesse aqui o briefing da CNI sobre os temas. 

  • 06/07/22 – Reunião CEB sobre o andamento das negociações do acordo comercial entre Mercosul e Singapura, cuja expectativa de conclusão esta semana, durante a 7ª Rodada Negociadora ocorrerá entre os dias 11 e 15 de julho. A reunião contou com a presença do ministro Philip Fox-Drummond Gough, diretor do Departamento de Negociações Comerciais do MRE, e Lucas Ferraz, Secretário de Comércio Exterior do Mecon. 

  • 08/07/21 – Reunião do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU) foi uma preparatória para a plenária a ser realizada entre os dias 18 e 22 de julho nos Estados Unidos. Entre os temas a serem debatidos estão: trabalho, clima e preço de transferência, além de iniciar a implantação do Protocolo ao Acordo de Comércio e Cooperação Econômica (ATEC). Na ocasião. Foi solicitado por um dos participantes da plenária a inclusão do tema de Propriedade Intelectual, patentes e proteção de dados nas discussões do CEBEU. 

Fernanda Costa, especialista em Comércio Exterior e Cadeia Química I da ABIFINA, representou a entidade nos encontros.