Bem vindo  

ASSOCIADO EM FOCO

EMS e UNESP lançam em parceria curso gratuito de extensão em Pesquisa Clínica (23/06/2022)

São 30 vagas para profissionais da saúde interessados em se aprofundar na área, com foco na indústria farmacêutica; inscrições vão até 30 de junho

A EMS – maior laboratório farmacêutico no Brasil – lança, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), o curso gratuito de extensão “Pesquisa Clínica: da Academia ao Mundo Corporativo”. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas com o objetivo de qualificar profissionais de saúde interessados em se aprofundar em pesquisa com foco no ambiente corporativo da indústria farmacêutica nacional. O curso será presencial, com início em 5 de agosto e término em 09 de dezembro de 2022. A inscrição está aberta e pode ser feita até 30 de junho, por meio deste link. 

O curso é destinado a alunos da área da saúde do último ano de graduação e estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos), além daqueles com titulação MSc ou PhD. Terá 20 aulas com total de 92 horas de carga horária, ministradas presencialmente nas instalações da EMS, em Hortolândia (SP), por profissionais qualificados da indústria e outros professores convidados.

“Com a pandemia, o tema pesquisa clínica passou a ganhar ainda mais evidência, demonstrando o quanto essa área é fundamental para o desenvolvimento de novos medicamentos e de mais opções de tratamento para a população. Desde o início da sua história de mais de 58 anos, a EMS está engajada em proporcionar mais acesso à saúde e bem-estar à população e aposta também na educação e capacitação profissional como peças fundamentais para desempenhar a sua missão de cuidar das pessoas”, afirma Arthur Kummer, gerente Médico de Pesquisa Clínica da EMS.

"A capacitação de profissionais qualificados na área de Pesquisa Clínica contribui para o estabelecimento de importantes pesquisas no país, incluindo aquelas com novos medicamentos, projetando assim a qualidade e a contribuição da ciência produzida. Nesse aspecto, a Universidade, em parceria com a indústria, pode fomentar a área, permitindo a integração das visões acadêmico e corporativa. Esse formato permite o trabalho colaborativo com fins de formar profissionais capacitados para atuarem no mercado.", afirma o professor Jean dos Santos, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - unidade Unesp de Araraquara.

A grade curricular conta com diversas disciplinas, como noções básicas em pesquisa, estudo de bioequivalência, qualidade de evidência científica, estatísticas, regulamentação, gerenciamento de ensaio clínico, farmacovigilância e inovação, entre outros temas teóricos e práticos em pesquisa clínica na indústria farmacêutica. Além disso, os alunos farão tour pelas instalações do laboratório e deverão cumprir as atividades propostas, incluindo a realização das aulas presenciais e exercícios durante o curso e para sua conclusão. A frequência mínima exigida para receber certificado de participação é de 80% (16 aulas).

O processo seletivo conta ainda com as etapas de seleção, entre 15 de junho e 15 de julho, e divulgação da lista dos classificados, no dia 25 de julho. Os alunos serão selecionados por meio da análise de currículo, carta de intenção, carta de recomendação e vídeo de apresentação pessoal e profissional de três minutos.

 

Serviço

Curso de extensão em Pesquisa Clínica 2022

Parceria: EMS e Unesp, por meio do Centro de Ciências da Vida

Inscrição: 15/06 a 30/06

Seleção: 15/06 a 15/07

Divulgação de selecionados: 25/07 

Mais informações: 

https://www2.fcfar.unesp.br/#!/events/pesquisa-clinica-da-academia-ao-mundo-corporativo/ 

 

Sobre a EMS

A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 16 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 58 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.

 

Divulgação EMS