Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA participa de reunião da CNI sobre propriedade intelectual (22/02/2021)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou no dia 19 de fevereiro reunião da Coalizão Empresarial pela Propriedade Industrial (Cepi). O gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emílio Gonçalves, e o coordenador de Propriedade Intelectual, Fabiano Barreto, abriram o encontro com a formalização de um acordo com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) para modernizar o sistema de PI no Brasil. Participou da solenidade José Graça Aranha, diretor regional da OMPI no Brasil. 

Em seguida, Liane Lage e Júlio César Moreira, respectivamente diretores de Patentes e de Administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), apresentaram o Plano de Ação para 2021. Os cinco objetivos estratégicos incluem otimizar o tempo e a qualidade dos trabalhos prestados à sociedade, fomentar a proteção de ativos econômicos, integrar o Brasil ao sistema internacional de PI, alcançar a excelência em gestão e promover o aperfeiçoamento dos servidores. Liane falou ainda do Programa INPI Negócios e do Combate ao Backlog de Patentes, que têm evoluído rapidamente. 

Ana Claudia Oliveira, consultora ad hoc da ABIFINA, apresentou os produtos de monitoramento de patentes da entidade (MPP SUS, MPP Bio, MPP Agro e MPP Saúde Animal). Também apontou sugestões de melhorias para o módulo de patentes do Sistema BuscaWeb do INPI. 

Após a apresentação, Liane Lage e Júlio Moreira informaram que já estão conversando com a equipe de tecnologia da informação do INPI para disponibilizar as recomendações feitas.  

Outro tema tratado foi a Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual. Natália Semeira Ruscel e Miguel Campo de Carvalho, do Ministério da Economia, apresentaram os resultados da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual e pediram apoio para a implementação de parte das propostas, principalmente para disseminação da PI.  

Ana Claudia se colocou à disposição para ministrar as oficinas da ABIFINA para os examinadores do INPI, bem como para buscar, junto às empresas associadas, especialistas em áreas complexas da indústria farmacêutica que possam ajudar a Diretoria de Patentes do Instituto em ações de capacitação.