Bem vindo  

TEMÁRIO - FARMO

Brasil e Índia tratam de cooperação no setor farmacêutico (30/11/2020)

Nesta quinta-feira (26/11), a Anvisa participou de evento sobre cooperação com a Índia no setor farmacêutico.

Odiretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, participou, nesta quinta-feira (26/11), do evento "Índia – Brasil: Fortalecendo Parcerias no Setor Farmacêutico" (India – Brazil: Strengthening Partnership in Pharmaceutical Sector).   

Organizado pela Embaixada da Índia em Brasília e pelo Conselho de Promoção de Exportações de Produtos Farmacêuticos da Índia, o encontro contou com a participação de autoridades e empresários de ambos os países e buscou compartilhar informações e identificar possibilidades de avanço bilateral no setor.  

Na ocasião, o diretor-presidente destacou a importância de que a regulação favoreça o ambiente para o desenvolvimento de novos medicamentos, bem como a ampliação do acesso da população a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes.  

Além disso, Barra Torres ressaltou o compromisso da Agência com o estabelecimento de uma regulação clara e transparente, alinhada aos mais avançados padrões internacionais.  

Nesse sentido, enfatizou ainda a importância das iniciativas de convergência regulatória, das quais tanto a Anvisa quanto sua contraparte indiana participam, como o Conselho Internacional para Harmonização de Requisitos Técnicos para Medicamentos de Uso Humano (ICH, do inglês International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use), no qual a Anvisa é membro do Comitê Gestor, e a Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (International Coalition of Medicines Regulatory Authorities –ICMRA), em que a Anvisa é membro do Comitê Executivo.   

Por fim, tratou das possibilidades de cooperação bilateral, amparadas por memorando de entendimento assinado pelas autoridades reguladoras de ambos os países em 2016.  

Fonte: Anvisa