Bem vindo  

ASSOCIADO EM FOCO

FCC aposta em preservação do meio ambiente (07/10/2020)

 

Não é possível pensar em futuro sem cuidar do presente. Em especial na área química, responsável por praticamente todos os produtos que usamos no dia a dia. Consciente disso, a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC S.A.) identifica como prioritárias ações de preservação do meio ambiente, com foco em economia circular e bioeconomia. Por isso, associou-se a Braskem, Senai Cetiqt e Coppe/UFRJ para desenvolver técnicas de reciclagem química de plásticos inservíveis (aqueles que não podem ser reaproveitados). Essa estratégia possui alto potencial de redução de resíduos urbanos e contribui para o desenvolvimento da economia ecológica.

Outra área de atuação da empresa é o desenvolvimento sustentável. O objetivo é melhorar os resultados operacionais em meio ambiente, eliminando ou reduzindo ao máximo os impactos ambientais de suas atividades. A FCC foi uma das pioneiras na criação de um polo industrial voltado para a preservação do meio ambiente, o Ecopolo do Distrito Industrial de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, que promove intercâmbio de ideias entre as empresas que o integram. 

Desde o ano 2000, a FCC mantém um horto florestal, que produz anualmente milhares de mudas de espécies da Mata Atlântica e adubo com restos de preparo de alimentos do refeitório da empresa. Com base em um modelo de agricultura orgânica, a produção do Horto FCC é utilizada na jardinagem e na alimentação dos colaboradores, e doada para comunidades locais para recuperar áreas degradadas. A empresa conta também com um Programa de Coleta Seletiva.