Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Comitê de Comércio Exterior define propostas para temas prioritários (18/09/2020)

O Comitê de Comércio Exterior da ABIFINA foi criado em agosto e já avançou de maneira consistente nos assuntos definidos como prioritários para este ano.  

A ABIFINA realizou no dia 18 de setembro a segunda reunião virtual da força-tarefa criada no âmbito do Comitê para analisar a entrada do Brasil no Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio (OMC). O tema está em consulta pública no Ministério da Economia. 

A coordenadora de Comércio Exterior da entidade, Fernanda Costa, apresentou os resultados preliminares dos comentários enviados pelos associados sobre aumento da concorrência, sensibilidades, participação em licitações no exterior e outras considerações.  

Ficou decidido que será realizada uma nova consulta às empresas sobre o documento preliminar a ser redigido pela ABIFINA. 

No início de setembro, o grupo de trabalho GT Atributos, criado também dentro do Comitê, definiu em sua primeira reunião o cronograma e a metodologia para sua atuação. Neste primeiro momento, se definiu que os associados deveriam preencher um formulário em parceria com suas áreas técnicas para uma melhor definição dos atributos. A segunda reunião do GT, realizada no dia 25 de setembro, promoveu brainstorm e análise das primeiras considerações ao projeto. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 9 de outubro.

O GT visa a contribuir para o projeto Mapeamento e Definição dos Atributos na Importação, em fase de construção no governo com apoio da Procomex e da Receita Federal.