Bem vindo  

ASSOCIADO EM FOCO

Ourofino Agrociência lança programa com foco na sustentabilidade da aplicação de defensivos (04/09/2020)

A tecnologia é o principal recurso por trás do grande avanço da agricultura nacional nos últimos anos. Além de estar presente nos produtos do portfólio que a Ourofino Agrociência desenvolve, agora será um fator para levar mais segurança na aplicação das soluções da empresa. Em parceria com a Perfect Flight, startup especializada na gestão da pulverização aérea, clientes de todo o Brasil e das diferentes culturas para as quais os produtos são desenvolvidos terão acesso ao sistema de gestão e monitoramento da pulverização feita por aviões agrícolas.

Batizado de Segnus, o programa de tecnologia de aplicação entra em ação já neste mês e tem como objetivo levar sustentabilidade de forma ainda mais ampla para o campo. Por meio do sistema da Perfect Flight, que atua para trazer métricas e assertividade para o monitoramento da atividade agrícola, é possível cadastrar áreas de culturas vizinhas, preservação permanente (APPs), colmeias e outros sistemas de organismos vivos, tendo como um dos pontos fundamentais a preservação ambiental.

Nesse âmbito, a ferramenta da startup gera um relatório que mostra os parâmetros de segurança de áreas restritas, além de contribuir para uma aplicação correta, o que permite pulverizar sem sobreposição de defensivos e com mais qualidade. Com todas as vantagens, a Ourofino Agrociência se uniu à Perfect Flight para reforçar a disseminação sustentável da aplicação de defensivos aos seus clientes.

As variações e características climáticas, outro desafio importante para quem atua no campo, também poderão ser monitoradas por meio da ferramenta. Dessa forma, há um ganho financeiro nas propriedades. “A Ourofino Agrociência produz as soluções reimaginadas, que buscam justamente transpor as dificuldades da agricultura tropical. Agora, com o sistema da startup parceira, iremos oferecer um serviço de inteligência que pode proporcionar uma redução das perdas e mitigar a deriva”, pontua o Gerente de cultura Cana-de-açúcar e do Programa Segnus na empresa, Gustavo Prates Vigna.

Leonardo Luvezuti, head de operações da Perfect Flight, ressalta que é muito importante a criação de novas ferramentas para aumentar o controle das aplicações, contribuindo com o meio ambiente e reduzindo ainda mais os riscos. “O Programa Segnus, integrado ao nosso software, propicia um melhor aproveitamento do produto a ser aplicado, já que o sistema leva em consideração a calibragem da barra de pulverização, e com esses dados em mãos, o produtor consegue mensurar o resultado dos produtos aplicados”.

Sobre a parceria, Leonardo afirma que existe sinergia entre as duas empresas. “A Ourofino está em busca de levar cada vez mais o conceito de sustentabilidade ao campo, o que tem muita relação com o nosso trabalho, por isso essa união tem grandes expectativas”.

A Ourofino Agrociência também reforça o valor da parceria, que sintetiza os caminhos futuros da empresa em prol do crescimento sustentável do agronegócio. “É muito importante que a produtividade e a competitividade da agricultura brasileira continuem em um movimento ascendente, uma vez que o Brasil ocupa uma posição importante no mercado mundial. A sustentabilidade tornou-se fator primordial para continuarmos trilhando essa trajetória na empresa”, comenta Vigna.

O programa, que não tem data-fim estipulada, é destinado para clientes da indústria de defensivos agrícolas que usem as soluções destinadas à pulverização aérea. 

Fonte: Revista Cultivar