Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA lança Comitê de Comércio Exterior (24/08/2020)

A ABIFINA criou o Comitê de Comércio Exterior, que em sua primeira reunião, em 19 de agosto, estabeleceu como temas prioritários o detalhamento de atributos de importação de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) e as compras governamentais. Além disso, foi instituído o grupo de trabalho “Força Tarefa Compras Governamentais ABIFINA”.

Antonio Carlos Bezerra, presidente-executivo da ABIFINA, abriu a reunião e passou a palavra para o diretor de Comércio Exterior, Walker Lahmann. Este comentou que havia uma grande demanda pela criação de um fórum interno dedicado a discutir as pautas de comércio exterior e deliberar as posições dos associados.

À frente das atividades do Comitê está Fernanda Costa, coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química da entidade.

O primeiro ponto da agenda do Comitê se refere às contribuições dos associados para a construção do Novo Processo de Importação do governo federal, o Procomex. Serão discutidas as características dos produtos importados que deverão constar dos Módulos Duimp, LPCO e Catálogo de Produtos.

O segundo tema enfoca as negociações para a adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A ABIFINA tem tradição em participar da agenda internacional em debate no governo, o que faz desde as negociações da Rodada Uruguai do Acordo Geral de Tarifas e Comércio, iniciada em 1989 e concluída em 1994.