Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

GT-Farma instituído pelo MCTI realiza sua 1ª reunião (27/07/2020)

Sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi realizada na última sexta-feira, dia 24, a 1ª reunião grupo de trabalho GT-Farma, que tem por objetivo discutir e formular uma proposta de política de desenvolvimento tecnológico e de incentivo à inovação voltada para os setores de insumos farmacêuticos e de medicamentos.

Nesta reunião foram discutidos alguns dos eixos que constam da Proposta de Fortalecimento do Setor Farmoquímico e Farmacêutico, elaborado pela ABIFINA, Abiquifi, Alanac e Grupo FarmaBrasil. São eles: Compras Públicas (PDPs e Encomendas Tecnológicas) e a precificação da Inovação Incremental. 

A Matriz dos insumos farmacêuticos ativos (IFAs) fabricados no Brasil, a importância dos editais de fomento para o desenvolvimento de ensaios clínicos para fitoterápicos e a Lei do Bem ( Lei 11.196/05 ), bem como a necessidade de fast track para alguns aspectos da regulação sanitária (mudança de local de fabricação de IFAs), também foram temas de destaque neste primeiro encontro do GT.

A reunião contou com a presença dos presidentes das entidades empresariais que representam o setor, dos Ministérios da Saúde e da Defesa, dentre outros.

Pela ABIFINA estiveram presentes Antonio Carlos Bezerra, presidente executivo, e Marcus Soalheiro, 1º vice-presidente.

A próxima reunião do GT está marcada para o dia 14/08.