Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA participa de reuniões da CNI sobre comércio exterior (20/06/2020)

A Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB), ligada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu no dia 19 de junho, durante sua reunião plenária virtual, debate com o especialista em Acesso a Mercados da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roy Santana. Ele abordou a importância da agenda de facilitação de comércio durante a pandemia e as ações que estão sendo realizadas pela OMC, como a simplificação dos procedimentos de importação e exportação.

Glenda Lustosa e João Luís Rossi, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, apresentaram o panorama do Brasil e as medidas adotadas pelo governo. A ABIFINA foi representada pela coordenadora de Comércio Exterior e Cadeia Química, Fernanda Costa.

No dia 9 de junho, a coordenadora havia participado de reunião virtual da Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), da também da CNI. O objetivo do encontro foi mostrar os avanços nos instrumentos de alteração tarifária no Brasil e a gestão tarifária no Mercosul.

Ainda sobre o bloco econômico, foi feito balanço da presidência paraguaia, além de serem discutidos os próximos passos e a agenda de negociações comerciais. As apresentações foram realizadas por representantes do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia.