Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA divulga posição sobre licenciamento compulsório de tecnologias pertinentes ao COVID-19 (15/05/2020)

A ABIFINA enviou aos membros da Comissão Externa de Ações contra o Coronavírus da Câmara dos Deputados um documento com seu posicionamento e contribuições sobre o conteúdo normativo proposto pelo Projeto de Lei (PL) nº 1462/2020, que tem como escopo o eventual licenciamento compulsório de tecnologias “nos casos de emergência nacional decorrentes de declaração de emergência de saúde pública de importância nacional ou de importância internacional”.

Após análise técnica e jurídica, a ABIFINA entende que o Projeto de Lei possui constitucionalidade, conveniência e oportunidade induvidosas. 

Na proposta enviada à Comissão, a ABIFINA sugere que o texto elimine a instituição automática de licença compulsória mediante ato da Organização Mundial da Saúde (OMS), preservando-se a soberania nacional e assegurando à Administração Pública o poder de estabelecer as medidas de emergência sanitária consideradas mais adequadas. 

Além disso, a ABIFINA recomenda que seja acrescentado ao PL o inciso III, referente à responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em conceder o registro rápido (prioritário) para os medicamentos que obtenham a licença compulsória.

Conheça a íntegra do documento. Aqui