Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA discute adesão brasileira ao Acordo de Compras Governamentais da OMC (08/05/2020)

A ABIFINA participou de videoconferência no dia 7 de maio sobre as negociações para a adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais (ACG) da Organização Mundial do Comércio (OMC). O presidente da ABIFINA, Sergio Frangioni, e a coordenadora de Comércio Exterior e da Cadeia Química, Fernanda Costa, participaram da reunião.

Atualmente, o ACG conta com 48 membros, a maior parte países desenvolvidos. Estes países signatários do acordo se comprometem com certas regras para acesso mútuo ao mercado de compras públicas.

O Ministério da Economia já havia anunciado no Fórum Econômico Mundial, em janeiro deste ano, a decisão de o Brasil iniciar seu processo de adesão ao ACG. A primeira proposta do País para a OMC está sendo formulada e a indústria se mobiliza para encaminhar suas demandas.

Na avaliação de Frangioni, os setores de fármacos e de medicamentos estão em posição estratégica neste momento em que são bastante demandados em função da pandemia de Covid-19 e têm discutido com o governo incentivos para a retomada da produção local e encomendas tecnológicas.

No entanto, outros setores industriais sinalizam preocupação com o aumento de restrições às exportações durante a pandemia e a provável invasão de produtos asiáticos posteriormente.