Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA monitora impactos do coronavírus na produção do setor (18/03/2020)

A ABIFINA está monitorando junto a seus associados os níveis de estoque de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs), de medicamentos e de agroquímicos em função dos efeitos do coronavírus na produção mundial. Grande parte dos insumos usados nesses setores são originários da China e da Itália.

Nas áreas farmoquímica e farmacêutica, até o momento não há risco de desabastecimento. A informação foi passada para a Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com a qual a ABIFINA participou de duas reuniões sobre o assunto, nos dias 4 e 12 de março, representada por seu presidente-executivo, Antonio Carlos Bezerra.

No segmento agroquímico, os associados apontaram impactos tanto na rotina de exportação, como de importação. Fornecedores de matérias-primas e insumos importados foram obrigados a paralisar a produção, enquanto outros não conseguiram escoar os produtos devido à falta de mão-de-obra nos portos.

A ABIFINA repassou à Coordenação-Geral de Acesso a Mercados do Ministério da Agricultura a preocupação do setor com a possibilidade de a doença impactar a produção e o fornecimento de defensivos agrícolas essenciais para as próximas safras.

Também enviou resultado de seu levantamento para a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.