Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Prêmio Denis Barbosa de Propriedade Intelectual chega à 4ª edição (05/12/2019)

A décima edição do Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento – X SIPID foi palco para a entrega da 4ª edição do Prêmio Denis Borges Barbosa de Propriedade Intelectual. Entregue anualmente, a premiação homenageia profissionais e empresas que se destaquem no esforço de melhorar o sistema de propriedade intelectual no Brasil. Em 2019, os ganhadores da distinção foram o Laboratório Cristália e Marcos Oliveira, membro do Conselho Consultivo da ABIFINA e idealizador do SIPID. A entrega do prêmio ficou a cargo de Nelson Brasil, vice-presidente de Planejamento Estratégico da entidade.

Conhecido como “rei das patentes”, o Cristália tem 209 depósitos de pedidos de patentes no mundo e 107 patentes concedidas, sendo uma boa parte para inovações incrementais. Quem recebeu a homenagem foi o co-fundador do laboratório, Ogari de Castro Pacheco, responsável por incutir o espírito inovador à  empresa. “Para inovar é preciso ter coragem para investir com risco nesse mercado altamente competitivo”, disse Nelson Brasil ao chamar Pacheco para o palco. “Esse prêmio não é meu, é do grupo que eu represento, um grupo inovativo, com mais de 400 pessoas, da ferramentaria aos mais qualificados pesquisadores”, agradeceu o homenageado.

A homenagem a Marcos Oliveira marca os dez anos de SIPID. Foi ele quem idealizou o seminário, após anos de atuação na ABIFINA, entidade da qual já foi vice-presidente, e na promoção do debate sobre propriedade intelectual no País. “Desde o início dos anos 1990, Marcos apontava a importância de a indústria de química fina participar dos debates nacionais e internacionais sobre inovação e propriedade intelectual. Assim nasceu o SIPID”, contou Nelson Brasil.

A entrega do prêmio foi marcada pelo carinho entre os dois amigos. “Convido meu grande amigo, persistente militante na defesa da indústria nacional de química fina, Marcos Henrique de Castro Oliveira”, disse Nelson Brasil ao anunciar o premiado.

“Agradeço o carinho da ABIFINA e a delicadeza da homenagem, mas fico com receio que as pessoas possam pensar que o SIPID nasceu da cabeça privilegiada de Marcos Oliveira. Nada mais falso. O SIPID foi criado em 2006 depois de 20 anos de luta da ABIFINA em prol de obter uma lei de propriedade industrial justa e eficaz no desenvolvimento de um país retardatário como o Brasil”, declarou, com modéstia, Marcos Oliveira, ao receber seu prêmio.

Conheça aqui o discurso de homenagem feito por Nelson Brasil.

X SIPID

Realizado pela ABIFINA desde 2006, o X SIPID tem o patrocínio Master do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da Chamada Pública para Patrocínio a Eventos Técnicos 2019, tendo ficado entre os seis finalistas. Os demais patrocinadores do evento são Blanver, Cristália, EMS, Eurofarma, Grupo Farmabrasil, Libbs e Nortec Química.