Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Secretário de Produtividade anuncia planos para a indústria química (11/04/2019)

A ABIFINA esteve presente no relançamento da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica), no dia 3 de abril, na Câmara dos Deputados. A reunião contou com a participação de empresários do setor, parlamentares, secretários estaduais e jornalistas.

O secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, novo integrante da Frente Parlamentar, anunciou alguns dos planos do governo. Entre eles, estão simplificar o processo produtivo básico em menos de 60 dias e o Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque (Bloco K), além de criar uma mesa executiva para tratar dos temas do Grupo de Trabalho para a Diversificação da Indústria Química Brasileira (Gediq).  

O deputado federal e presidente da FPQuímica, Alex Manente (Cidadania-SP), lançou a agenda legislativa 2019 da cadeia produtiva da indústria química. Em seu breve discurso, falou da importância de desburocratizar o setor público, oferecer energia elétrica mais barata e uma melhor logística, desafios que podem reduzir o custo da produção no Brasil.

O deputado federal Eduardo Curi (PSDB/SP), coordenador temático de Químicos para Construção, salientou questões de eficiência, competitividade, inovação, tecnologia e modernização.

A FPQuímica é uma associação suprapartidária e sem fins lucrativos, constituída no âmbito do Congresso Nacional. Seus objetivos são aprimorar as políticas públicas federais para restabelecer a competitividade da cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e de plástico, além de promover o debate para a retomada dos investimentos no setor.

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) exerce a Secretaria Executiva da Frente. A ABIFINA é uma das associações que atuam como membro colaborador.