Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

CNI cria grupo para discutir facilitação de comércio (06/08/2018)

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou no dia 6 de agosto, em São Paulo, a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB). A cerimônia contou com a participação do governo e de entidades parceiras, entre elas a ABIFINA.  

A CFB terá o objetivo de promover melhorias na política comercial brasileira por meio da construção de uma agenda com propostas para o governo. Os temas prioritários contemplam o cumprimento do programa de facilitação de comércio pelo governo brasileiro e a redução de barreiras de acesso ao mercado externo.  

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, esteve presente no evento e destacou a importância da união entre governo e iniciativa privada para o avanço nas negociações de comércio exterior.  

Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimento na área de facilitação de comércio em que está previsto que a Global Alliance for Trade Facilitation forneça ao Inmetro e ao MDIC treinamento e assistência técnica para uma plataforma público-privada que apoiará a implementação efetiva do Acordo sobre Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Acesse a nota técnica da ABIFINA sobre a reunião, na qual a entidade foi representada pela analista técnica Fernanda Costa.