login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

ABIFINA acompanha mudanças de comando no governo (09/04/2018)


Foto: Andre Telles

A ABIFINA participou esta semana da posse de novos dirigentes de entidades públicas. Representada pelo diretor de Relações Institucionais, Odilon Costa, a entidade esteve presente na cerimônia de posse do presidente do BNDES, Dyogo Henrique de Oliveira, realizada no dia 9 de abril no Rio de Janeiro. Ele destacou as transformações que pretende implementar no banco. “Sabe qual é uma reclamação recorrente que recebo de investidores? A falta de projetos. Eles não reclamam da falta de recursos. Eles reclamam que os projetos são poucos e demoram para ficarem prontos e serem leiloados. Pois bem, está aí o papel do BNDES. Desenvolver os projetos de energia, de transporte, de infraestrutura urbana, saneamento, mobilidade etc. E fazê-lo mais rapidamente”, afirmou. 

Para o antigo posto de Oliveira como ministro do Planejamento, tomou posse no dia 10, Esteves Colnago, servidor de carreira do Banco Central. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, com o presidente da República, Michel Temer. O novo ministro declarou acreditar que o Estado precisa voltar a se planejar, a traçar metas e a construir meios para alcançá-las. Para isso, será elaborado um Plano Estratégico para os próximos 12 anos. Nesta ocasião, Edilson Uiechi representou o presidente da ABIFINA, Ogari Pacheco. 

O Ministério do Planejamento, em parceria com o BNDES, o IPEA e o IBGE, vai elaborar uma proposta, a ser submetida à consulta pública, para que se discuta o Brasil que se almeja em 2030, bem como os caminhos para alcançá-lo. “Precisamos sair desta armadilha de estarmos sempre ‘apagando incêndios’”, opinou Colnago. “É preciso pensar o longo prazo, nos desafiar e acreditar que podemos alcançar os objetivos traçados”.

(Com informações do BNDES e Ministério do Planejamento)