login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ACONTECE NA ABIFINA

Luciano Coutinho analisa futuro da indústria em reunião do Conselho Administrativo (26/10/2017)

O economista e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Luciano Coutinho, especialista em economia industrial e ex-presidente do BNDES, falou para gestores e associados da ABIFINA na reunião do Conselho Administrativo no dia 19 de outubro, na sede da entidade. O tema foram os desafios da indústria brasileira nos próximos anos frente às transformações do processo produtivo global. 

Coutinho iniciou discutindo o impacto do avanço das tecnologias de comunicação e informação e da biotecnologia. No mercado farmacêutico, se destaca o desenvolvimento de rotas biológicas e de tecnologias para alvos terapêuticos, sendo importantes nessas áreas as engenharias moleculares, como a recente edição de genes. 

O economista também ressaltou o desenvolvimento de tecnologias de gerenciamento de enormes bases de dados (o chamado big data), que vêm sendo inseridas no ambiente da indústria e dos serviços, inclusive de saúde. 

Coutinho está realizando um amplo estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com objetivo de identificar o panorama geral da indústria brasileira frente a essas transformações e os desafios que deverá enfrentar. Esse estudo está ligado aos Institutos de Economia da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo a colaboração de vários analistas e pesquisadores. Seu relatório deverá ser apresentado à CNI no primeiro semestre de 2018.