A B I F I N A
volta para edição do mês
  Matérias:
Editorial
Somente resta fazer acontecer

 
Encontro Empresarial
Um cenário de incertezas - A indústria nacional ainda não se beneficiou da boa performance macroeconômica brasileira dos últimos anos. O que esperar para 2007?

 
Entrevista
"O mundo não vai esperar por nós"

 
Em Foco
Complexo Petroquímico: maior empreendimento industrial do País

 
Saiu na Imprensa
ABIFINA comenta a notícia

 
Painel do Associado
Cinco novas empresas no quadro social da ABIFINA

 
Artigo Assinado
Políticas de propriedade intelectual no Brasil: análise comparativa entre saúde e agricultura

 
Abifina em Ação
Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

 
Perfil Empresa
Grupo Mappel - Excelência em terceirização de medicamentos

 

 


Edição nº 4 • NOV/DEZ 2006

Perfil Empresa
Grupo Mappel - Excelência em terceirização de medicamentos

O Grupo Mappel, com fábricas em São Paulo e no Rio de Janeiro, atua na terceirização de produção e embalagem nas áreas farmacêutica, cosmética e alimentícia. Tem como missão oferecer serviços de alta qualidade, produzindo medicamentos cada vez mais próximos da perfeição e propiciar que o trabalho de seus funcionários seja executado com a mais alta dignidade.

Acredita que a missão de garantir o melhor produto com responsabilidade social, seja sua principal marca.

Na área farmacêutica, há mais de 50 anos, o Grupo Mappel dispõe de um corpo técnico especializado na fabricação e embalagem de formas farmacêuticas sólidas seguindo padrões e normas de segurança com precisão e qualidade.

Com a necessidade de uma prestação de serviço altamente qualificada, atendendo a rigorosos padrões de qualidade, a Mappel está constantemente se modernizando para melhor atender seus clientes.

As melhorias das condições técnicas, operacionais e a especialização contínua da equipe técnica tornaram-se a principal marca para o sucesso da empresa.

Sempre que solicitada pelos clientes, se coloca à disposição para contribuir para as soluções dos problemas farmacotécnicos e analíticos dos produtos fabricados, criando um elo de confiança e respeito com as empresas.

A unidade farmacêutica possui design moderno e máquinas de alta performance, qualificadas nos requisitos de Instalação e Operação, buscando proporcionar menor tempo de produção e melhor eficiência nos processos produtivos.

A fábrica recebeu, nos últimos cinco anos consecutivos, o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF), expedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com licença especial para produtos da Portaria no 344/98. Isso significa que a Mappel pode assegurar a qualidade em todas as fases do processo produtivo.

Dispõe de áreas Grau D (classe ISO 8 pela norma ISO 14.644-1, a antiga classe 100.000) em todos os ambientes de fabricação e embalagem primária, onde as salas são climatizadas e construídas em vidro e aço inox. Possui sistema validado de purificação de água, por osmose reversa de duplo passo, abastecendo todos esses setores.

Todas as etapas do processo produtivo são acompanhadas pelo Controle de Qualidade, com pessoal técnico treinado e qualificado. Para fazer este monitoramento, desde a análise da matéria-prima, material de embalagem, produtos a granel, produtos em processo e produtos terminados, a empresa conta com laboratórios físicoquímico, microbiológico e em processo, com equipamentos de alta tecnologia. O sistema de Garantia da Qualidade se encontra totalmente implantado, garantindo o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação e Boas Práticas de Laboratório.

Preocupados com a proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, a empresa utiliza os melhores recursos no tratamento de seus resíduos industriais.

Dessa forma, a Mappel cresce com o lema: "Produtividade com Qualidade" e transformou-se na principal empresa no ramo de terceirização na produção de medicamentos no Brasil, indicando que a empresa está no caminho certo do crescimento contínuo com qualidade inquestionável.

Especializada na terceirização de produção de medicamentos sólidos nas formas de comprimidos, comprimidos revestidos, drágeas e cápsulas, com alta qualidade, comprovada ao longo do tempo, pelos principais clientes das indústrias farmacêuticas nacionais e multinacionais, tais como: Roche, Abbott, Schering-Plough, Farmanguinhos, Nikko e Servier.

Especializada, também, na prestação de serviços de embalagem primária, realizada em área classificada e embalagem secundária para o setor farmacêutico, com todos os sistemas de segurança necessários para a garantia do processo. A Mappel oferece os seguintes tipos de serviços, nas mais variadas embalagens, tais como: blister, Strips, Sachets e Encartuchamento Automático.

A Mappel Laboratórios, desde 1955 no mercado de terceirização de produção e embalagem de medicamentos, participou ativamente dos principais avanços de desenvolvimento do setor, sempre com caráter inovador, particularidade que deu condições de participar de toda cadeia produtiva do setor farmacêutico.

Foi desta forma que, a partir do ano de 1992, definitivamente consolidou sua participação na etapa de fabricação de medicamentos, tendo como seu principal cliente a multinacional francesa Servier do Brasil, e desde então, foram criadas as condições necessárias no desenvolvimento de novas parcerias, em especial trabalhos voltados para produtos especiais como medicamentos ARVs, participando de forma pioneira no lançamento do "AZT brasileiro" em cápsulas de 100mg que foi produzido nas instalações da Mappel.

No final da década de 90, ainda na linha de ARVs, trabalhou no desenvolvimento dos medicamentos à base de didanosina, nevirapina, lamivudina e estavudina e, em 2002 e 2003, participou no desenvolvimento da formulação e na produção do medicamento Indinavir Cápsulas, todos voltados para abastecer o programa DST/ AIDS do Ministério da Saúde.

A capacidade de produção da Mappel é de aproximadamente 100 milhões de cápsulas/ ano, 1,2 bilhão de comprimidos/ano e 60 milhões de blisters/ano.

Está credenciada junto à Financiadora de Estudos e Projetos - Finep concorrendo com projeto de financiamento de subvenção econômica para desenvolvimento de três medicamentos inovadores no Brasil.