login: senha:   
[ área restrita aos associados ]    Bem vindo  

ATIVIDADES INSTITUCIONAIS

COMITÊ AGRO

O Comitê Agro é um importante fórum de debate interno, do qual participam as empresas associadas da ABIFINA. O objetivo é contribuir para desenvolver o segmento de defensivos agrícolas e do próprio setor agrícola no País, através de maior integração entre as indústrias e os órgãos regulamentadores. Neste Comitê, as empresas debatem regulação, mercados e planejamento de ações a serem realizadas.

Um dos principais marcos do Comitê Agro foi a elaboração do policy paper do setor, que traçou o cenário da indústria de defensivos agrícolas no Brasil, com proposta de planejamento estratégico. Este documento, que discutiu os principais problemas regulatórios e a necessidade de verticalizar a produção nacional, foi entregue às principais entidades do governo para análise.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Comitê Agro, destacam-se:

Marco regulatório – Atuação em temas que envolvem: processos de registro e pós-registro de produtos, tanto na esfera federal quanto nas estaduais; estudos toxicológicos; reavaliação e banimento de defensivos agrícolas; Sistema de Informação de Componentes (SIC); propostas de regulamentação e de legislações; Sistema Harmonizado Globalmente para a Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS);

Articulação com o governo – Encontros com os órgãos de registro (Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama), além das Câmaras Temáticas e Comitês Técnicos do governo, para tratar de temas do marco regulatório e das políticas industriais do setor. Participação também em seminários e treinamentos promovidos pelos órgãos;

Enfisa – Participação na elaboração e planejamento do Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos (Enfisa), tanto em suas etapas regionais quanto nas nacionais.

Eventos setoriais – A entidade está presente nos principais encontros empresariais nacionais e internacionais do setor.