A ABIFINA entende que as políticas tecnológica, industrial e de comércio exterior fazem parte de um sistema integrado, com impactos no desenvolvimento econômico como um todo. Partindo desse princípio, a entidade elabora estudos e documentos técnicos para construir posições do setor e negociar com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário questões nas áreas de inovação tecnológica, propriedade intelectual, defesa do mercado interno, acesso a mercados externos, regras de origem e barreiras não tarifárias de comércio exterior.
Outra linha de atuação é a oferta de cursos de capacitação tecnológica. Clique aqui para saber mais.
Trabalhar juntamente com outras instituições é um dos caminhos da ABIFINA para chegar a resultados. A entidade representa o setor da química fina na Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), foro da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que formula a posição empresarial brasileira em acordos comerciais com outros países.
A ABIFINA também é membro do Grupo Executivo do Complexo Econômico Industrial da Saúde (Gecis), criado para regular o setor e reduzir os gargalos que tornam o Brasil dependente de produtos e tecnologias estrangeiros.
É uma das entidades que compõem o Brazilian Pharma Solutions, coordenado pela Associação Brasileira da Indústria Farmoquímica (Abiquifi), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Participa ainda dos seguintes fóruns:
Para exame e posicionamento da entidade em diferentes temas, a ABIFINA criou os Comitês Temáticos e Setoriais, dos quais participam representantes técnicos das empresas associadas.
Veja a atuação de cada um deles:
Comitês Setoriais
Comitês Temáticos